Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Comissão faz parte do salário e deve constar na folha de pagamento

há 4 anos

As comissões pagas aos empregados fazem parte do salário, e assim devem incidir nas demais verbas trabalhistas, como FGTS, férias, 13º salário, descanso semanal remunerado, horas extras e ainda para os recolhimentos para o INSS.

Essa determinação está contida no art. 457, § 1º da CLT, o qual determina que “Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador”.

Assim sendo, o empregador não pode pagar as comissões “por fora”, como muitas vezes é feito, devendo tais quantias serem informadas no contracheque e sobre elas incidir as verbas anteriormente citadas.

A integralização ao salário é importante pois em eventual concessão de benefício previdenciário, por exemplo, tais quantias podem mudar significativamente o valor do benefício recebido.

As pessoas que trabalham com comissão de vendas de carros por exemplo. Eles têm um salário-base, e além dele, ganham comissões pelo número de carros vendidos. Essas comissões ganhas devem compor o salário e constar no contracheque.

Imagem meramente ilustrativa

#adv #advocacia #Advogada #Advogado #DireitocomAmor #direitoporamor #direito #AmoDireito #entendendodireito #lei #justiça #informaçõesjurídicas #GevaerdeBenitesAdvocacia #direitodotrabalho #comissão

  • Sobre o autorComo um farol guiamos para melhor solução.
  • Publicações322
  • Seguidores97
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16597
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-faz-parte-do-salario-e-deve-constar-na-folha-de-pagamento/843280981

Informações relacionadas

Guilherme Nascimento Neto, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Reclamação Trabalhista: integração de comissões ao salário, reflexo nas verbas rescisórias.

Creuza Almeida, Advogado
Artigoshá 3 anos

Comissão deve ser lançada em folha de pagamento?

Natalia Piccolo, Advogado
Artigoshá 5 anos

Comissão integra o Salário? E as demais verbas?

Avvocato Meggie Lecioli, Advogado
Artigoshá 7 anos

Comissões recebidas por fora e Direitos Trabalhistas

Informativo Trabalhista, Advogado
Artigoshá 9 anos

Salário por Comissão

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)