Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Para receber benefício de aposentadoria por invalidez, preciso receber primeiro auxílio-doença?

há 4 anos

Não há necessidade de receber um benefício de auxílio-doença antes de receber o benefício da aposentadoria por invalidez.

Isso significa que o segurado que está sem condições de trabalhar de forma permanente para todas as atividades, não precisa ficar realizando perícias médicas mensalmente.

Uma pessoa que se encontra sem condições de trabalhar de forma permanente para todas as atividades pode receber diretamente o benefício da aposentadoria em decorrência da invalidez para o trabalho.

O benefício de aposentadoria por invalidez está previsto no art. 42 da Lei nº 8213, e ele expressamente traz essa determinação.

O seu texto é seguinte: “A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carência exigida, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição”.

Imagem meramente ilustrativa

#adv #advocacia #Advogada #Advogado #DireitocomAmor #direitoporamor #direito #AmoDireito #entendendodireito #lei #justiça #informaçõesjurídicas #GevaerdeBenitesAdvocacia #previdência #aposentadoria #invalidez

  • Sobre o autorComo um farol guiamos para melhor solução.
  • Publicações322
  • Seguidores97
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações96
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-receber-beneficio-de-aposentadoria-por-invalidez-preciso-receber-primeiro-auxilio-doenca/827105663

Informações relacionadas

Alegações Finais - TJSP - Ação Auxílio-Acidente (Art. 86) - Procedimento Comum Cível

Leiliane Dantas Lima, Advogado
Artigoshá 3 anos

“Quanto tempo preciso receber auxílio-doença antes de pedir a aposentadoria por invalidez?”

Milena Carolina Pereira, Advogado
Modeloshá 7 anos

Modelo de Requerimento Administrativo Aposentadoria por Invalidez

Danilo de Almeida, Advogado
Modeloshá 4 anos

Petição de homologação de acordo trabalhista extrajudicial

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 7 meses

Perícia Online no INSS: Entenda as Mudanças e Implicações para Beneficiários

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)