Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Consumidor é obrigado a pagar taxa de serviço?

há 4 anos

Dia 15/03 foi dia do consumidor (15/03) e é importante esclarecer sobre a taxa de serviço. Afinal, é obrigatória ou não?

A cobrança de um valor de gorjeta, também conhecida como taxa de serviço em restaurante, é uma prática comum em diversos tipos de estabelecimentos. Bares, restaurantes, hotéis e casas noturnas normalmente adotam o acréscimo de 10% sobre o total da conta do cliente.

O objetivo dessa cobrança é complementar a remuneração de garçons, auxiliares de garçom e outros profissionais envolvidos com o preparo e a entrega dos alimentos.

Embora esse padrão seja adotado há muitos anos, somente em 2017 a taxa se tornou lei (Lei 13.419/2017), o que garantiu maior confiabilidade e legitimidade ao processo.

A lei 13.419/2017 ainda prevê a taxa de serviço como pagamento é opcional. O cliente paga apenas se quiser.

A nova lei considera a gorjeta "não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados".

Apesar de ser praxe de mercado no Brasil sugerir a cobrança de 10% sobre o consume, a lei não estabelece esse limite. O bar ou restaurante fica livre para cobrar quanto preferir. Já existem, por exemplo, vários restaurantes em São Paulo cobrando 13% de serviço.

Mas nada impede que se o consumidor desejar pagar a taxa de serviço, pode optar por percentual menor que o sugerido pelo restaurante.

Por ser uma liberalidade do consumidor realizar o pagamento, ele fica livre para pagar o percentual que achar mais conveniente ou simplesmente não pagar pela taxa.

A nova lei deixa claro que a gorjeta não constitui receita da empresa ou dos empregadores. Precisa ser destinada como remuneração aos funcionários e terá de ser distribuída segundo critérios definidos por convenção ou acordo coletivo de trabalho.

É importante destacar que a gorjeta não é somente um direito dos garçons – mas de todos os funcionários que participam da equipe do serviço, como a pessoa que limpa a mesa ou a que cozinha, por exemplo.

Imagem meramente ilustrativa

#adv #advocacia #Advogada #Advogado #DireitocomAmor #direitoporamor #direito #AmoDireito #entendendodireito #lei #justiça #informaçõesjurídicas #GevaerdeBenitesAdvocacia #direitodoconsumidor #taxadeserviço

  • Sobre o autorComo um farol guiamos para melhor solução.
  • Publicações322
  • Seguidores97
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4242
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consumidor-e-obrigado-a-pagar-taxa-de-servico/821585056

Informações relacionadas

Cleidiane Gomes , Advogado
Notíciashá 5 anos

Taxa de serviço cobrada em estabelecimentos como bares e restaurantes: o consumidor é obrigado a pagar?

Página Jurídica, Advogado
Artigoshá 9 anos

Sou obrigado a pagar os 10%?

Andrielly Ribeiro, Advogado
Artigoshá 4 anos

Taxa de 10% de serviço, devo pagar?

Ribeiro Mendonça, Advogado
Artigoshá 8 anos

Delivery - Restaurante em casa: Quais são os seus direitos?

Rebecca Dias, Advogado
Artigoshá 2 anos

Taxa de 10% nos restaurantes: é obrigatório?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)