Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Execução de alimentos

há 4 anos

Quando o Alimentante deixar de pagar pensão alimentícia ao alimentado é possível ingressar com a Ação de Execução de Alimentos/Cumprimento de sentença.

Uma prestação em atraso já é o suficiente para ingressar com a ação.

O credor pode protestar judicialmente contra o devedor, inclusive com a negativação perante os órgãos de proteção ao crédito – SPC/SERASA (art. 528, § 1º, CPC).

O credor poderá também, obter certidão comprobatória da dívida alimentar para averbá-la no registro de imóveis, no registro de veículos, possibilitando a penhora (art. 828,CPC).

Nas dívidas originadas dos últimos 3 meses, o credor poderá pedir prisão civil do devedor, que será de um a três meses, no regime fechado, em cela especial (art. 528, § 3 e § 4, CPC).

Antes apenas as parcelas vincendas poderiam ser descontadas dos vencimentos do devedor, no importe máximo de 30%, agora o débito vencido também poderá ser descontado, mas de forma parcelada, contanto que não ultrapasse 50% dos ganhos líquidos do devedor (artigo 529 § 3º).

Imagem meramente ilustrativa

#adv #advocacia #Advogada #Advogado #DireitocomAmor #direitoporamor #direito #AmoDireito #entendendodireito #lei #justiça #informaçõesjurídicas #GevaerdeBenitesAdvocacia #alimentos #execuçãodealimentos #pensãoalimentícia #alimentosatrasados

  • Sobre o autorComo um farol guiamos para melhor solução.
  • Publicações322
  • Seguidores97
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações472
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/execucao-de-alimentos/807730881

Informações relacionadas

Victória Feitosa, Advogado
Modeloshá 2 anos

Execução de Alimentos - Rito da Penhora de Bens

Karla Rodrigues, Advogado
Artigoshá 7 anos

Execução de alimentos

STJ decidiu por unanimidade que na execução de alimentos, pelo rito da penhora, é possível a inclusão de prestações vencidas no curso do processo

Petição Inicial - TJSP - Ação de Execução de Alimentos (Prisão) - Cumprimento de Sentença

CS Advogados e Apoio jurídico
Notíciashá 4 anos

Execução de alimentos: como funciona?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)