Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Abono das férias

há 5 anos

O pagamento da remuneração e do abono de férias, que é 1/3 da remuneração devem ser devidamente efetuadas até 2 dias antes do gozo das férias (arts. 142, 143 e 145 da CLT).

Conforme súmula 450 do TST, é devido o pagamento em dobro da remuneração de férias, incluído o terço constitucional, com base no art. 137 da CLT, quando, ainda que gozadas na época própria, o empregador não tenha realizado o pagamento respeitando o prazo de até 2 dias antes do gozo de férias.

Imagem meramente ilustrativa

#adv #advocacia #Advogada #Advogado #DireitocomAmor #direitoporamor #direito #AmoDireito #entendendodireito #lei #justiça #informaçõesjurídicas #GevaerdeBenitesAdvocacia #direitotrabalhista #empregado #empregador #férias #abono #multa #pagamento

  • Sobre o autorComo um farol guiamos para melhor solução.
  • Publicações322
  • Seguidores97
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações575
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/abono-das-ferias/753885233

Informações relacionadas

Fabiano Caetano, Advogado
Artigoshá 8 anos

Controle da Jornada de Trabalho: Como deve ser feito o controle de registro e quais hipóteses o empregador não precisa registrar?

Bassi Advogados Associados, Advogado
Artigoshá 5 anos

Entenda os casos de interrupção e suspensão no contrato de trabalho

Isabela Sartori, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Cessação do contrato de trabalho

Scherer Advocacia, Advogado
Artigoshá 2 anos

O que é abono de férias?

Michael Marinho, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

Cálculo de Férias

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Olá, Dr. Tudo bem?

O senhor poderia tirar uma dúvida?

Se eu tenho 30 dias de direito de férias, não havendo assim nenhuma falta injustificada, eu, independentemente de converter ou não 1/3 das férias (conforme disposto no Art. 143), irei receber em até 2 dias antes do início do meu gozo às férias (conforme art. 145) o meu salário mensal (bruto) + 1/3 a mais do meu salário mensal, correto? E caso eu opte pela conversão de 1/3 das minhas férias, receberia: salário mensal (bruto) + 1/3 constitucional + Abono Pecuniário (conversão) + 1/3 Abono Pecuniário?

Estou com dúvidas frente a isso, pois meu colega de trabalho recentemente recebeu o recibo de férias dele, e no cálculo o salário de férias dele não constava o valor do salário mensal bruto; constava com um desconto de 1/3 do salário. Para melhor visualização, vou pegar um salário hipotético para ilustrar o cálculo feito pela empresa:

Salário mensal Bruto: 2.000,00

Cálculo no Recibo de Férias:

Férias: 1.333,33
1/3 Constitucional: 444,44
Abono Pecuniário: 666,67
1/3 Abono Pecuniário: 222,23

Esse cálculo não estaria incorreto? Pois segundo o Art. 7º XVII da Constituição Federal, é bem claro sobre o direito a férias anuais com pelo menos 1/3 a mais do salário normal, e o valor apresentado pela empresa não condiz com o que está disposto.

E também, ao ler a legislação vigente, a lei diz que as férias devem ser computadas como tempo de serviço, sendo assim, os 30 dias de férias que eu tenho direito seria como se eu estivesse trabalhando; portanto, deveria receber meu salário normal, certo?

Seguindo ao que dispõe a legislação vigente, o cálculo correto não deveria ser esse?

Férias: 2.000,00
1/3 Constitucional: 666,67
Abono Pecuniário: 666,67
1/3 Abono Pecuniário: 222,23 continuar lendo